Nosso consultório oferece a infraestrutura adequada para uma consulta oftalmológica completa, contando com alguns dos exames complementares mais importantes para a avaliação de glaucoma e catarata.
Avalia quantitativamente a visão, é medida pela capacidade de ver números ou letras padronizadas em uma tabela ou monitor.
Através de um microscópio, são avaliadas estruturas oculares e possíveis sinais que podem estar associados ao glaucoma.
Avalia o interior do olho, fundamental para examinar a papila (porção intraocular visível do nervo óptico).
O exame de mapeamento de retina é feito para avaliar a retina e procurar por alguma alteração, sobretudo na sua periferia. É muito importante para todos os pacientes e em especial para os pacientes diabéticos, hipertensos, usuários de algumas medicações, pré e pós-operatórios e altos míopes.
Tonometria é o processo de medição da pressão interna do globo ocular. Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.
Documenta a aparência do nervo óptico. Importante meio de monitorar possíveis alterações ao longo do tempo.
Avalia o ângulo da câmara anterior. É fundamental para identificarmos qual o tipo de glaucoma de que o paciente pode ser portador.
O exame de Motilidade Ocular é realizado pelo oftalmologista durante a sua consulta oftalmológica, para avaliar questões como: alinhamento dos olhos, movimentação e musculatura.
É um exame específico para analisar o comprometimento da percepção de cores. Ele é indicado para avaliar e diagnosticar doenças do nervo óptico, doenças adquiridas da mácula e doenças congênitas, como daltonismo.
É a medida da espessura da cornea. Uma córnea mais grossa ou mais fina pode falsear o resultado da medida da pressão intraocular. Além disso, há evidências que indicam a espessura corneana fina como um fator de risco para o desenvolvimento de glaucoma.
É indicado para estabelecer diagnóstico de inúmeras patologias (como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade, buraco macular, etc..), avaliar um curso clínico, e monitorar a eficiência de tratamentos. O exame é realizado após a dilatação da pupila e o posicionamento do paciente no aparelho.
Também conhecida como Topografia da Córnea, a Ceratoscopia é um exame que mostra todas as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias da superfície da córnea, como o Ceratocone.
Verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso, ou seja, medida da pressão intraocular, após ingestão de um litro de água em cinco minutos. É voltado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.
*A conscientização e informação sobre o glaucoma são fundamentais para que a população em geral e, especialmente, os grupos de maior risco passem a considerar a possibilidade de serem portadores da doença, motivando a procura por avaliação especializada com oftalmologistas capacitados a diagnosticarem e acompanharem adequadamente esta condição.
**Estamos adaptados para receber cadeirantes.